segunda-feira, 19 de julho de 2010

Educação inclusiva é tema de seminário em São Borja

SITE INCLUSIVE.ORG

A secretaria municipal de Educação e Cultura promove nos dias 19, 20 e 21 de julho mais uma edição do Seminário Regional de educação inclusiva. O evento reunirá cerca de 900 educadores do ensino municipal de São Borja e dos outros 13 municípios de sua abrangência. O seminário contará com palestras sobre diversos temas, entre eles, a deficiência mental, super dotação, atendimento educacional especializado e transtornos mentais.

A Educação Inclusiva visa a construção de uma escola onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e continuidade nos estudos de todos os alunos. Desde 2008 São Borja é pólo do programa de Educação Inclusiva, tendo realizado dois seminários anteriores para qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais. Além de educadores da rede municipal, o próximo encontro também reunirá representantes de Bossoroca, Garruchos, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Nova Esperança do Sul, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo e São Luiz Gonzaga.

Nas escolas o programa é voltado para crianças e adolescentes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Ana Cláudia Gattiboni Dutra, a inclusão de pessoas com deficiência em sala de aula comum das redes de ensino tem gerado ótimos resultados. “Estamos conseguindo passar por cima de barreiras que a sociedade criou para os indivíduos”, comemora.

Ana Cláudia afirma ainda que não pode-se negar o direito das crianças e adolescentes de conviverem com outras pessoas da sua idade, pois para ela, não há ambiente melhor para se aprender como com seus pares. “Vale destacar também que a inclusão não é uma questão de sermos bonzinhos com as pessoas. Todos têm o direito de participar e nós temos a obrigação de atender, e muito bem”, concluiu.
Palestras:

19 de julho – segunda-feira

- A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: Secretária Nacional de Educação Especial Claudia Pereira Dutra
- Deficiência Mental: Adriana Leite Limaverde Gomes- UFC- Universidade Federal do Ceará

20 de julho – terça-feira

- Altas Habilidades/Superdotação: Nara Joyce Wellausen Vieira – UFSM
- Atendimento Educacional Especializado – Salas de Recursos Multifuncionais: Francisco Dutra dos Santos Junior

21 de julho – quarta-feira
Transtornos globais do desenvolvimento (TGD): Carlo Schmidt – UFSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário