O escritor e jornalista Marcos Fernando Kirst acaba de ser escolhido patrono da 26ª Feira do Livro. A Associação dos Livreiros, juntamente com as secretarias municipais de Cultura e de Educação, tomaram a decisão unânime em uma reunião que acabou às 21h desta quinta-feira (29). O homenageado da Feira deste ano também foi indicado: será o Frei Aldo Colombo. O evento ocorrerá entre os dias 1° e 17 de outubro.
Em entrevista ao O CAXIENSE logo após receber a notícia, o novo patrono comentou a escolha.
“Olha, ainda não caiu a ficha. Faz meia hora que o secretário (Antonio Feldmann) me ligou. Foi uma grande surpresa. Agora, duas coisas me passam pela cabeça: em primeiro lugar, muita satisfação por ter sido escolhido patrono na Feira do Livro de uma cidade que começa a se caracterizar como polo editorial. Em segundo, a responsabilidade de dar continuidade ao ótimo trabalho que os patronos vêm fazendo”, afirmou ainda entusiasmado com a novidade.
O novo patrono disse que não vê a hora de “arregaçar as mangas” e partir para o trabalho. Amanhã, o escritor se encontrará com o secretário de Cultura, Antonio Feldmann.
“É um desafio que tem que ser levado a sério”, diz Marcos, que ainda revela que aceitou imediatamente o convite feito pelo secretario. “O que me deixou tranquilo para aceitar foi a minha trajetória e minha intimidade com o livro.”
A coordenadora do programa Permanente de Estímulo à Leitura (PEPEL), Luiza Motta, explica que a escolha foi uma construção.
“É um processo que vai acontecendo, vamos conversando ao pé do ouvido com as pessoas e vai construindo o nome. Ele ficou muito emocionado”, afirma Luiza.
Marcos Kirst
Marcos Fernando Kirst é graduado em jornalismo pela Universidade de Santa Maria. É natural de Ijuí. O jornalista foi repórter, editor e editor-chefe de jornais como A Razão (Santa Maria), Folha de Candelária (Candelária), Pioneiro (Caxias do Sul), Diário de Santa Maria (Santa Maria) e O Farroupilha (Farroupilha). Desde 2008, publicou os livros: O gato que não sabia de nada, Fruki – uma história com sabor, Todeschini a arte de se reinventar e Dois passos antes da esquina, dentre outros títulos. Atualmente é jornalista colaborador da revista mensal Acontece Sul, do Jornal Pioneiro e do jornal semanal Informante (Farroupilha). Desenvolve também projetos editoriais produzindo livros institucionais para empresas e entidades da região da Serra Gaúcha.
Frei Aldo Colombo é graduado em Filosofia pela Unijuí, Teologia pelo Convento São Lourenço e Jornalismo pela PUCRS. Natural de Morro Grande – RS, atuou como jornalista no Departamento de Notícias da Rádio Difusora de Porto Alegre, redator chefe do Jornal Correio Riograndense, Definidor Provincial dos MCS e Pastoral Especializada, no 12º Capítulo Provincial e Ministro Provincial dos freis capuchinhos do RS.
Atualmente, atua como Diretor de Redação do Correio Riograndense, além da Pastoral na Paróquia da Imaculada Conceição. Frei Aldo escreveu os livros: Ele tomou conta de mim, Um olhar diferente, Agostinho: pecador, filósofo e santo, Avesso da notícia, Não há mais aldeia, A arte de escolher e Na escola da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário