Crianças e jovens de Santa Maria estão aprendendo e ensinando como ter um comportamento mais seguro no trânsito. Isso graças ao Projeto Amigos do Trânsito, implantado desde 2008 na Escola Municipal Pão dos Pobres em parceria com o Programa de Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto (Asema).
As atividades educativas que mostram a maneira correta de motoristas e pedestres se portarem são trabalhadas durante todo ano letivo junto aos 200 estudantes do Asema, se intensificando em setembro durante a Semana do Trânsito. O programa funciona em espaço cedido no Pão dos Pobres, no turno inverso ao das aulas, e é financeiramente mantido pela congregação religiosa Servos da Caridade. Dentro do Asema, coordenado pela professora Carla Gabert, é que surgiu o Projeto Amigos do Trânsito, que envolve alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e tem na coordenação a professora Lélia Tofolli.
Ontem, foi realizada uma atividade do projeto na qual integrantes do Amigos do Trânsito orientaram estudantes das séries iniciais do Colégio Pão dos Pobres. Após uma exposição inicial feita pela professora Lélia Tofolli, as crianças participaram de simulações que reproduziram situações práticas vivenciadas no trânsito. Elas foram orientadas a, por exemplo, prestar atenção e sinalizar para os motoristas antes de atravessar na faixa de pedestres.
A equipe do projeto também realiza duas vezes por semana, na Avenida Borges de Medeiros, blitzes de orientação para motoristas e pedestres que passam pelo local, mostrando a eles o que estão fazendo de errado. “A meta é incentivar a comunidade escolar a ter um comportamento seguro no trânsito e levar esse conhecimento para outras pessoas”, ressalta Lélia Tofolli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário