quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Escola sem choro

SITE DO JORNAL DIÁRIO POPULAR - Pelotas

No recomeço das aulas nada mais estimulante do que rever os amiguinhos e voltar a participar das atividades e brincadeiras da escolinha. Mas nem sempre este estímulo é suficiente para que os pequenos cheguem sorrindo, mesmo no retorno das férias de julho. Choradeira na hora de deixar os braços dos pais é normal, mas, ainda bem, está ficando cada vez mais rara.

Essa nova realidade é atribuída ao maior contato que as crianças têm, desde o nascimento, com outras pessoas, além do núcleo familiar. Há também os pequenos que saem de casa com dois ou três meses para os berçários, o que certamente facilitará a integração deles na escola, quando chegar o momento.

Para facilitar a adaptação recomenda-se que o aluno fique poucas horas no ambiente escolar nos primeiros dias de convivência. Se o período é de quatro horas, é indicado que ele fique uma hora no primeiro dia. Aos poucos o tempo de permanência é aumentado. As mães e os pais são convidados a permanecerem na escola para ajudar no período de adaptação. Entretanto, eles não ficam junto com a criança na sala de aula.


Por: Ana Cláudia Dias – anacl@diariopopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário